Bombas de Engrenagens

be-const

Aplicações:

As bombas de engrenagens da HDtech são projetadas para bombeamento de líquidos com viscosidade de 4 a 1.000.000 SSU, principalmente os que possuem características lubrificantes. As bombas podem ser utilizadas em empresa tais como:

  • Indústria Química: solventes, resinas, fertilizantes, tintas, vernizes, esmaltes, acetonas, ácidos, cosméticos, detergentes, sabões, bases;
  • Indústria de Papel e Celulose, Indústria Gráfica;
  • Indústria Têxtil: são mercados com grande utilização dos vários tipos de bombas de engrenagens, para diversos produtos químicos utilizados na fabricação, incluindo tintas.
  • Indústria Metalúrgica: máquinas e equipamentos hidráulicos, prensa, filtros, alimentação de queimadores de óleo, sistema de lubrificação, bombeamento de chumbo, mercúrio, entre outros.

Doemonstração – Componentes:

As bombas de engrenagens externs HDtech seguem o padrão abaixo, sendo constituídas basicamente por um par de engrenagens, alojadas em uma caixa metálica (aço, bronze ou outras ligas).

be-padr

Visando atender as aplicações mais difíceis de nossos clientes, contamos com bombas para aplicações especiais, podem ter diversos tipos de configurações – com diversos tipos de materiais combinados – dependendo da necessidade de cada cliente, podendo chegar a atender a temperaturas de até 500°C, Grandes ou Pequenas vazões, fluidos finos, viscosos, fortemente ácidos ou fortemente básicos, para altas pressões e com motores a prova de explosão, para áreas classificadas.

                                               be-espec1            be-espec

As bombas poderão ser fabricadas em: Aço Inox 304, 316, Aço Carbono, FoFo, com engrenagens em teflon, inox, bronze, aço e outras ligas conforme aplicação. As bombas de engrenagens da HDtech poderão ser fornecidas com os seguintes opcionais:

  • Camisa de Aquecimento;
  • Válvula de alivio;
  • Motor Elétrico a prova de explosão;
  • Moto-redutor;
  • Selo mecânico (standard ou com planos de selagem especial)

Os clientes podem escolher entre adquirir o conjunto Moto-bomba completo, composto da bomba, base metálica, acoplamento elástico, protetor do acoplamento e motor elétrico. Ou apenas a bomba, também chamada de eixo livre.

Principio de Funcionamento:

A rotação inicial (1) Provoca uma depressão e a pressão atmosférica local empurra o óleo para a câmara de expulsão. (2) O produto penetra nas concavidades dos dentes das engrenagens e o fluido é transferido pela parte externa da carcaça da bomba. (3) A estanqueidade entre a sucção e a descarga  que é efetiva por causa das folgas mínimas entre a crista dos dentes e a carcaça da bomba), junto com o encaixamentos dos dentes na parte interna da bomba, expulsando o fluido das suas concavidades, faz com que o fluido saia da bomba pressurizado.

be-rota

 

As bombas HDtech Standard (padrão)  são fornecidas em carcaça FoFo (ferro fundido), eixos e engrenagens em aço, mancais em  buchas de bronze, vedação do eixo motriz em Gaxetas. As conexões de Sucção e Descarga vão de 1/8″ até 1, são fornecidas com Rosca BSP e bombas com conexões de 1-1/2″ acima, com flanges ANSI até 8″ – exceto para construções especiais.

be-selos